domingo, 16 de outubro de 2011

ADHD (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade)


ADHD é um transtorno neurobiológico que exige identificação e tratamento precoces. Crianças com ADHD são inapropriadamente impulsivas, desatentas e hiperativas. Indivíduos com ADHD podem eventualmente levar vidas bem sucedidas, mas, sem o diagnóstico e o tratamento adequado, a ADHD pode fazer com que esses indivíduos fracassem na vida. Sem a identificação no tempo certo, as pessoas com ADHD podem fracassar na escola e em relacionamentos, sofre de depressão, tem um transtorno de conduta e entra em abuso de substâncias.

As crianças não superam a ADHD quando eles chegam à adolescência. Se o transtorno neurobiológico permanece não diagnosticado ou não tratado até a idade adulta, eles continuarão tendo problemas no trabalho, nos relacionamentos e terão dificuldades emocionais como ansiedade e depressão.
Causas exatas da ADHD ainda não foram identificadas.  Mas pesquisas têm mostrado que ela possui fortes bases neurológicas. Isso significa que a hereditariedade e a genética são os fatores para a incidência da ADHD.  Claro que há casos ode a hereditariedade não é um fator, em casos de vício em bebidas alcoólicas e cigarro durante a gravidez, parto prematuro ou lesões pós-natal para o cérebro. Estas situações especiais também tem sido encontrado como fatores que aumentam o risco da ADHD para graus variáveis.

Normalmente, indivíduos com ADHD recebem medicamentos para ajudá-los a se controlar. Entretanto, há algumas outras opções de tratamento disponíveis que não precisam de medicamentos. Um dos métodos livres de medicamentos utilizados é terapia comportamental ou tratamento psicológico.  Este tratamento também envolve os pais, professores e outros familiares.

A terapia comportamental tente mudar os padrões de comportamento de um indivíduo com ADHD ao:
  • Reorganizar o ambiente do indivíduo em casa e em sua escola ou ambiente de trabalho.
  • Apresentar comandos claros
  • Colocar um sistema de recompensa baseado em comportamento apropriado.

Algumas estratégias comportamentais que devem ajudar um indivíduo com ADHD estão listados abaixo.

  • Crie rotinas.  Uma agenda definitiva deve ser seguida cada dia. Os horários para acordar e dormir devem ser consistentes. A agenda de atividades durante o dia deve ser definida. Coloque a agenda na frente da geladeira para que possa ser visto.
  • Organize as coisas. Tudo deve estar nos lugares adequados. Os livros devem estar nas prateleiras, meias sujas na lavanderia e assim por diante. Isso ajudará o indivíduo a ser organizado.
  • Evite distrações. Siga a agenda estritamente. Não permita distrações.
  • Dê instruções claras. Evite fazer longas instruções quando lembrar de tarefas e responsabilidades.
  • Atribua objetivos. Faça uma lista ou gráfico do que pode ser atingido na semana. Quando um objetivo é atingido, coloque uma marca. Coloque isso do lado da agenda da semana.
  • Dê recompensas. Recompense o bom comportamento. Além de elogios, dê algo como uma estrela ou um mimo.
  • Não grite. Quando as coisas não estiverem dando certo, não grite. Use outros meios de comunicação. Há algumas coisas que não devem ser feitas. Menos tempo de computador ou TV, dê alguns avisos e espere a mensagem  ser entendida.


Lembre-se que com tratamento adequado, um bom ambiente e mais paciência, indivíduos com ADHD podem levar vidas bem sucedidas e serem capazes de administrar seus sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário